quinta-feira, 14 de maio de 2009

O nasciemnto da Mafalda

Dia 30 de Março, por volta das 15h começo a sentir umas contrações fracas, suportáveis e espaçadas (20 em 20 minutos) que duraram até à noite, altura em que o espaço entre elas começou a ser de 10 em 10 minutos. Passei a noite sem dormir, as contrações eram cada vez mais dolorosas e, às 6 da manhã estavam de 7 em 7 minutos. Tomei banho, acordei o papá e fomos para a MAC.

Dia 31 de Março, entro na MAC cerca das 7 da manhã. CTG - muitas contrações mas sem dilatação. Não estava em trabalho de parto e mandaram-me para casa. continuei cheia de dores e o toque parece que ajudou à festa. Volto à MAC pelas 17h com as mesmas queixas. Diagnóstico igual ao da manhã. mandara,m-me jantar e voltar à noite. Voltei. Eram 23h e estava cheia de dores mas dilatação nem vê-la. mandaram-me embora. passei a pior noite da minha vida. Chorei com dores.

Dia 1 de Abril, lá vou eu a caminho da MAC entre choro, desespero e gritos sempre que vinha uma contracção, que estavam de 5 em 5 minutos. Entro na MAC e a fila para inscrever era enorme. O meu marido ficou na fila e eu entrei pela urgência a dentro, eram 10,30. Perguntei pela Dra Isabel. Estava no internamento mas viram-me tão aflita que a enfermeira da triagem viu-me mesmo sem ficha feita. Tinha 3 dedos de dilatação. Nisto vem uma contração que me fez gritar e entra a minha médica para ver o q se passava. mandou-me ao gabinete dela. Viu-me - 4 dedos de dilatação. Mandou o meu marido passar à frente e fazer a ficha. Mesmo sem processo recapitulámos tudo o que era importante. Mandou-me com uma enfermeira, rapou-me, colocou-me 2 clisteres e....box de parto onde cheguei às 10,45 com 5 dedos de dilatação.

A seguir, veio o anestesista....epidural.........fui ao ceu!!! Como era bom não sentir dores. Entre as 11 da manhã e as 16,30 levei 2 doses de epidural e passei dos 5 para os 7 dedos de dilatação, pq rebentaram as águas espontaneamente

A minha médica proibiu mais reforço de epidural. Quando o efeito passou, às 16,30, voltaram as dores. 7, 8 dedos. De repente senti vontade de fazer cocó. Chamei a enfermeira. Novo toque. "Estou a sentir o bebé!"

Começo a ver entrar gente pela box a dentro, entre eles a minha médica. Comece a fazer força qd vier uma contracção. Confesso, descontrolei-me com as dores. Acho que foi a experiência física mais dolorosa que já passei. Eu fazia força mas a bébé não saia. Foi qd a médica disse que a bébé tinha o cordão à volta do pescoço e as minha contrações não estavam espaçadas. Eram muito seguidas e estava a correr o rico de o utero não aguentar e rebentar. Cortou-me e enfiou os forceps.

Às 17,07 a Mafalda estava em cima da minha barriga. Perguntei porque não chorava. Chorou!

Depois, foi 1 hora e meia a ser cozida!Mais de 30 pontos.Por fora, por dentro.Nã sei qd voltarei a andar direita!

Coisas boas????Perdoem-me as mais enojadas, mas o cheiro da minha filha é inesquecível (a todas aquelas porcarias do utero). Acho que é o nosso instinto animal! Não me esqueço nunca de como amei o cheiro dela!


Sofia

Um comentário:

Li disse...

Querida Sofia,
Fiquei encantada com a "história" do cheiro, porque eu senti exactamente a mesma coisa. O cheiro da minha mais velha era fantastico e até hoje eu e o meu marido falamos nisso! Da mais nova, foi cesariana com anestesia geral e aquele cheirinho já estava dissipado. Muitos parabéns
Liliana