quinta-feira, 14 de maio de 2009

O nascimento do Duarte

Nunca me irei esquecer deste dia... foi deveras emocionante como podem compreender...
No sábado dia 23 de Agosto fomos jantar ao OeirasPark, comi PitaShoarma e sujei a t-shirt toda com o molho de alho ! mas mesmo assim isso não me fez deixar de ir passear e ver umas lojas no centro...
Chegámos a casa por volta das 0:00H, despi-me, vesti a t-shirt para dormir, liguei o pc, vim até ao Nuvens ver as novidades e eis que por volta das 0:30H senti um "poc" dentro de mim e ao mesmo tempo um jorro de água a sair!!! affraid
Entrei imediatamente em pânico, fiquei super nervosa, o meu coração batia tanto tanto que estava a ver que me saltava pela boca!!!
O C. estava super nervoso tb, tentámos acalmarmo-nos e depois de o conseguirmos, eu fui tomar um banho, coloquei uns 3 pensos para reter as águas, abri por uma ultima vez as malas para ver se tinha tudo, agarrei nos exames todos e fomos para Cuf Descobertas.

Chegámos deviam ser 1:30H mais ou menos, atendeu-me uma médica nada simpática (diga-se de passagem), fez-me uma eco, mediu-me a tensão e após o interrogatório da praxe, decidiu internar-me.
Eu disse-lhe que queria uma cesariana, ela perguntou-me o pq e eu disse-lhe que tinha pânico do parto normal e que não conseguia controlar-me e colaborar com eles.... mal eu sabia o que me esperava... ela viu que realmente eu já tinha marcado a cesariana mas não me disse se o iria fazer ou não.

Fomos para o quarto, vesti a bata, coloquei os clister e deitei-me na cama, o C. sentou-se no sofá e ficámos a ver tv. Apareceu uma enfermeira para me colocar o ctg e soro, perguntei-lhe se me iriam fazer a cesariana e ela disse-me que àquela hora para eu não contar muito, só mesmo se o bebé entrasse em sofrimento ou eu em perigo de vida; como não tinha dores nenhumas disse-me que provavelmente iria dormir a noite toda e que quando o turno mudasse a cesariana seria feita.

Eram umas 2:30H comecei a ficar com algumas moinhas, nada de especial, mas fez-me pensar que ainda ía entrar em trabalho de parto e eles sem me levarem para o bloco... a partir daí as contracções começaram a apertar e as dores tb.
Assim que tinha uma contracção um jorro de água saía e comecei a ficar com vontade de fazer xixi, chamei a enfermeira e ela trouxe-me uma arrastadeira, lá me convenci que tinha mesmo de usar aquilo e lá fiz o que tinha a fazer.
Sei que passei a noite toda naquilo, contracções, jorro de água, xixi e claro as dores cada vez mais fortes, na barriga e rins. Contorcia-me de dores e o C. desesperava por me ver a sofrer sem poder fazer nada para me ajudar a não ser uma massagens nas costas!

Por volta das 6:00 da manha +/- as dores eram incontroláveis assim como as contracções que não paravam um único segundo, eram umas atrás das outras, decidi chamar a enfermeira e pedir-lhe para me ajudarem pois já não aguentava mais.
A médica veio e fez-me um toque, estava com 3 dedos de dilatação e ela chamou o anestesista para a epidural!!! Voltei a falar-lhe na cesariana mas não fez caso... chegou o anestesista e eu contorcia-me com dores, ele disse-me que eu tinha de colaborar e eu disse-lhe que sim que queria colaborar mas que não conseguia pq as contracções eram umas atrás das outras e sem 1 único segundo de descanso; ele achou aquilo estranho e voltou a chamar a médica para novo toque; entre um toque e o outro passou-se mais ou menos 2 minutos, e no segundo toque já estava com 8 dedos!!!!
Nessa altura a médica disse que iria preparar a sala de partos ao que eu me saí com a bela pérola " então e a cesariana??" ao que ela respondeu "então com 8 dedos o bebé está prestes a nascer e acha que a vou cortar?? nem pensar isto agora é só fazer força!!!"
Entrei em pânico ... tudo do que eu sempre tive medo ia mesmo acontecer...

Decidiram dar-me a epidural à mesma, mas para isso teve de administrar uma outra anestesia primeiro para que eu conseguisse controlar as dores das contracções. Quando aquilo fez efeito estava na lua.... até ele disse que eu parecia que tinha outra cara (pudera!)
Ainda estive assim durante mais 2 horas mais ou menos, até que o turno mudou e lá veio um enfermeiro verificar como estava a situação; fez mais um toque e estava tudo igual, o Duarte ainda estava muito subido e ele fez-me uma maldade qq pq assim que ele tirou as mãos eu comecei novamente com dores e ele deu-me um reforço da epidural.
Passado alguns minutos começo a ver as batidas cardíacas do Duarte a baixarem radicalmente de 160 para 60.... entrei em pânico e chamei logo o enfermeiro que me colocou imediatamente a oxigénio e me levou para a sala de partos.

O C. não quis ir comigo, ele detesta ver sangue e tudo o que sejam actos médicos.... e eu entendo, prefiro ter as atenções centradas em mim naquele momento do que nele ... mas fiquei tristonha, adorava que ele estivesse presente num momento tão importante para nós....
Já na sala de partos lá passei para a maravilhosa maca, e foi tudo muito rápido!

Como estava sob o efeito da epidural não sentia nada, então tinha uma enfermeira ao meu lado com as mãos na minha barriga a sentir as minhas contracções, assim que vinha uma ela dizia para eu fazer força e assim eu fazia. Entretanto a obstetra diz a seguinte piada " esta tesoura não corta nada... tragam-me outra" bem... até tremi todinha com receio de sentir a dor... depois diz ela outra vez " esta tb não corta... tragam-me uma tesoura que corte por favor", e eu tremi mais ainda...
A força que eu fazia não foi o suficiente, pois ele estava muito subido, então a enfermeira colocou-se mais ou menos em cima de mim e empurrou-o para baixo, enquanto a obstetra fazia nascer o meu filho com a ajuda de uma ventosa...

Assim que senti o meu filho a nascer senti uma paz de espírito enorme e assim que o colocaram em cima de mim, senti uma felicidade tão grande mas tão grande que só nós mães é que sabemos do que falo.... é impossível descrever este sentimento....
A primeira coisa que vi foram os pés e as pernas.. estava branco mas tão branco e não chorava, claro que perguntei logo o que se passava mas eles disseram que ele estava bem e que o choro depressa viria e assim foi, de repente ele começou a chorar, o meu mundo chorou e eu chorei com ele tb!!!
Cortaram o cordão umbilical e levaram-no para o limpar e para o pediatra o ver.
Nasceu com 48 cm, 3375kg e índice de Apgar de 6 ao 1º minuto e 9 ao 5º .... terá sido do sofrimento em que entrou para nascer?

Entretanto enquanto o ponto cruz se realizava, o pediatra veio novamente ter conosco e disse que estava tudo bem e que ele iria ser aquecido durante algum tempo... 1 hora mais ou menos...
O C. foi logo ter com ele, esteve com ele quase o tempo todo, depois veio ver-me ao recobro e passado um bocado lá me trouxeram o meu príncipe, tão calmo, tão sereno de olho aberto a olhar para mim ... lá correram mais umas lágrimas (como correm neste momento) e as enfermeiras colocaram-no no meu peito para mamar.... acho que gostou pois esteve imenso tempo a mamar e a olhar para mim...
Depois fomos para o quarto e quando lá chegamos já lá estava o papá babado à nossa espera.
Assim que as enfermeiras nos deixaram a sós, chorámos os dois agarrados ao nosso filho... ao nosso mundo

Patricia

Nenhum comentário: